Responsabilidade Ambiental

É compromisso da Ripack minimizar impactos ambientas. Além de desenvolver projetos de preservação, reciclagem e reflorestamento, a Ripack conserva as nascentes e matas ciliares e através de programas educativos com escolas da região, realiza anualmente a caminhada ecológica, onde os alunos além de aprenderem a respeitar o Meio Ambiente, fazem o plantio de mudas e a recomposição de áreas degradadas.

A formação de mudas é feita no viveiro próprio da empresa, localizado em Mogi-Guaçu. No plantio, não se utilizam defensivos que agridam o solo, nascentes ou matas ciliares.

Na extração da madeira, todo o material é reaproveitado, pontas de toras e galhos são revertidos em biomassa para caldeiras.

A Ripack faz também o reaproveitamento de resíduos e além de combater o desperdício, os transforma em produtos de aglomerado, através da  Aglotec. Esses produtos são utilizados na fabricação de paletes da Ripack, eliminando assim o uso de madeira sólida, reduzindo o corte de àrvores.

Toda a Estrutura da fábrica foi elaborada pensando no meio ambiente.

A Ripack conta com iluminação natural em toda a fábrica, estrutura de captação e reaproveitamento da água de chuva, circulação do ar e sistema de exaustão e filtragem que são responsáveis por uma melhor qualidade do ar, organização do fluxo de materiais e movimentação por roletes, diminuindo o número de empilhadeiras e consequente liberação de CO2.

A Ripack utiliza um processo conhecido como “logística reversa”, onde se recolhe as embalagens dos clientes, faz a recuperação e as devolve para a cadeia produtiva.

“Construir o futuro é fazer do presente uma realidade sustentável”